Capital do distrito do qual o nosso Município faz parte, pelos menos à data da presente argumentação, uma vez que, devido a uma actual reforma administrativa, os distritos terão tendência a ser extintos, passando a ser designados por Grandes Áreas Metropolitanas.
Historicamente falando a primeira referência conhecida a Aveiro data do ano de 959, onde, no testamento da Condessa Mumadona Dias, são legadas, ao Convento de Guimarães, salinas em Allavarium.
A produção de sal, bem precioso para a conservação dos alimentos, e a sua situação geográfica, tornam Aveiro um importante centro marítimo e comercial, contudo, essa situação geográfica, que tanto tinha sido favorável ao desenvolvimento, acabaria por lhe causar um declínio acelerado, com o assoreamento da barra. Quando D. José I, em 1759, lhe dá o estatuto de Cidade, Aveiro tem uma população muito reduzida. Só com a abertura da Barra nova, em 1808, se verifica um novo surto de progresso, complementado com a passagem do Caminho-de-ferro, tornando a Cidade num importante pólo de desenvolvimento. É esse desenvolvimento económico que é responsável por um novo ordenamento urbano, onde as casas "Arte Nova" e os revestimentos azulejares imprimem um carácter alegre e colorido à cidade. Em 1972, a criação da Universidade de Aveiro dá origem a um novo surto de desenvolvimento.
A carregar dados... |
Envie um link para os seus amigos com uma mensagem. Centre o local que pretende enviar e escreva a mensagem e depois é só carregar em Enviar por email o link.
Texto |