Travessa 5 de Janeiro

5 de Janeiro de 1799 é uma data histórica, em que Oliveira de Azeméis foi elevada à categoria de Vila, por alvará de D. Maria I.

Não há elementos concretos que provem a verdadeira data de origem de Oliveira de Azeméis. O Padre Dr. Manuel de Oliveira Ferreira referiu o seguinte num dos apontamentos sobre Oliveira de Azeméis, na sua obra “Verdadeira Lancóbriga”: “a paróquia de S. Miguel de Oliveira de Azeméis é tão antiga que, sem dúvida, pode competir com qualquer outra, por não se poder averiguar a origem dos seus anos, que sempre afamada se pode dizer em todos os séculos, por conter dentro dos seus limites a antiquíssima e imperatória cidade de Lancóbriga, disfarçada hoje no corrupto vocábulo de Lações.

Mas, segundo consta num diploma de 922, Oliveira de Azeméis já estava transformada em freguesia rural, dividida em vários pequenos proprietários. Portanto, há documentos que nos atestam que a origem de Oliveira de Azeméis data, pelo menos, do século X.

Mas foi por alvará de D. Maria I, em 5 de Janeiro de 1799 , que Oliveira de Azeméis foi elevada à categoria de Vila. Desse alvará citaremos o essencial: “D. Maria, por graça de Deus, Rainha de Portugal e dos Algarves, D’Aquém e D’Além Mar em África, Senhora da Guiné e da Conquista, Navegação, Comércio, da Etiópia, Arábia, Pérsia e da Índia, etc., faço saber aos que esta minha carta virem que eu fui servida mandar passar o alvará do teor o seguinte:

HEI POR BEM E ME PRAZ EREGIR EM VILA A POVOAÇÃO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS E SEPARAR PARA TERMO DELLA VINTE FREGUESIAS.”

Estas freguesias são as que constituem hoje o concelho, mas a freguesia de S. João da Madeira só mais tarde se separou (isto não corresponde totalmente à verdade).

A carregar dados...