Rua Cerca do Mosteiro

O topónimo “Cerca” é muito antigo e tem perdurado até hoje na tradição popular. Colocou-se, porém, à Comissão de Toponímia o problema de saber qual a natureza dessa “Cerca”, para atribuir ao arruamento um topónimo mais conciso.

Ouvido o Dr. Miguel de Castro e respigando de um trabalho seu a publicar na imprensa local, os elementos justificativos abaixo apresentados, decidiu-se denominar de rua “Cerca do Mosteiro” por estar provado que cercava um pequeno mosteiro.

Efectivamente, é de tradição muito remota que houve ali um mosteiro de frades, pequena comunidade monacal de alguns religiosos que se reuniam, conforme costume da época, para melhor se consagrarem aos problemas do espírito e cultivarem as terras em redor.

No Portugaliae Monumenta histórica, Sricptores, T I, em “Os Livros de Linhagens” do Conde D. Pedro, Título LXIV, lê-se: “de D. Sesnado Hueris que fundou o Moesteiro d’Oliveira . . . no século XI”. Note-se que este Sesnado Hueris ou Oeiriz foi Governador de Coimbra de no século XI.

No foral de D. Manuel I, dado às terras da Feira em 1514, na parte referente a Oliveira de Azeméis, há referência a um Mosteiro localizado na nossa vila, sob a designação “Casal dos Frades”.

Há tempos, numas ruínas de um edifício nas imediações do lugar conhecido por “Cerca”, o Dr. Miguel de Castro encontrou uma pedra, possivelmente o braço transversal de um cruzeiro do mosteiro aí existente, que foi guardada na Câmara Municipal, em que se lê a seguinte inscrição: “JNR / qui apud Dominum”, cuja tradução é a seguinte: “Jesus Nazareno Rei dos Judeus que está junto de Deus”.

A carregar dados...