Rua Madalena Sotto

Maria Madalena Pereira Othão, que viria a usar o nome artístico de Madalena Sotto, nasceu em Carvalhais de Lavos, na Figueira da Foz, a 21 de Julho de 1916 e teria dez anos quando "chegou" a Oliveira de Azeméis pela primeira vez, acompanhando seus pais: Othão Luís, pintor laureado e primeiro director do promissor estabelecimento de ensino, que era a Escola de Artes e Ofícios, onde leccionou Desenho Geral e Especializado, e D. Aida Augusta Pereira, primeiramente mestra de Trabalhos Femininos, mais tarde de Costura, Bordados e Tapeçaria.

Aluna brilhante, Madalena Sotto frequentou com aproveitamento o curso de tapeçaria, chegando a leccionar essa arte, como Auxiliar de Oficina, funções que interrompeu em 1939, quando os pais foram transferidos em comissão de serviço para a Figueira da Foz.

Com uma vertiginosa carreira, repartida pelo teatro e pelo cinema, que se estendeu desde 1939 a 1978, Madalena Sotto fez a sua estreia na famosa Companhia de Alves da Cunha, no dia 18 de Janeiro de 1940, no sempre saudoso Teatro Sá da Bandeira, da cidade do Porto, em "Os Velhos", peça em três actos escrita no ano de 1893 pelo genial D. João da Câmara. Precisamente num dos primeiros espectáculos, e por intervenção pessoal de Bento Landureza, seu particular amigo e da família, Madalena Sotto concedeu no camarim, momentos antes de mais uma entrada em cena, uma entrevista ao jornalista Luís Barradas (Almedina), em que a artista confessa ser a primeira concedida a um "jornal da província". Uma entrevista que, juntamente com outros trabalhos sobre a nossa terra, seria publicada num opúsculo a que o autor deu o título de "O Milagre da Virgem de La Salette".

A carregar dados...