Rua Pintor João Marques

Filho de Abílio Marques e de Isabel Marques de Jesus, nasceu na freguesia de Ul, deste concelho, em 25 de Junho de 1882, tendo falecido na freguesia de S. Jorge de Arroios da cidade de Lisboa em 7 de Março de 1973.

Frequentou o Seminário de Coimbra que abandonou sem concluir os seus estudos, por ter reconhecido que não tinha qualquer vocação para o sacerdócio. Matriculou-se, então, na Escola Brotera de Coimbra, onde concluiu o curso de desenho. Em seguida foi para Lisboa, tendo sido muitos anos desenhador da Escola Médica de Lisboa, hoje Faculdade de Medicina, de onde se aposentou com 70 anos de idade. Nos seus tempos livres foi colaborador, como desenhador, nos diários “O Século” e “Diário de Notícias”.

Foi discípulo de pintura (aguarela) do Prof. Leopoldo Baristini, de nacionalidade italiana, na Escola Brotera em Coimbra.

Fez várias exposições individuais e colaborou sempre nas exposições colectivas da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, tendo, também, feito uma exposição individual no Salão dos Bombeiros Voluntários em Oliveira de Azeméis.

Em exposições colectivas foi várias vezes galardoado com medalhas, inclusive numa exposição realizada no Rio de Janeiro.

Por ter sido um valor dentro das artes plásticas portuguesas, entendemos que o seu nome é digno de figurar na toponímia da nossa cidade.

A carregar dados...